Meio Ambiente
Segundo o presidente da Fundema, Luiz Gustavo Pavelski, os profissionais da Fundação conheceram o Projeto Corredores Ecológicos de Timbó e Chapecó, que através do programa SC Rural que é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, irá beneficiar agricultores de Bela Vista do Toldo e de Passos Maia com o incentivo para preservação e recuperação de matas. No projeto são priorizados proprietários rurais que residem em áreas importantes para manter ou aumentar a conectividade entre remanescentes de vegetação nativa, explica Luiz Gustavo.
Ainda de acordo com o presidente da Fundema, a intenção foi buscar exemplos de projetos e ideias que podem ser aplicadas em Caçador beneficiando assim a população local. Naquela localidade, os agricultores que preservam as áreas, utilizam técnicas que não prejudicam o meio ambiente e especialmente se preocupam com as nascentes e matas ciliares, estão recebendo apoio financeiro por estar preservando essas áreas, afirma Luiz Gustavo Pavelski.
A Fundema está em constante busca de qualidade ambiental tanto da água, como da vegetação existente em Caçador. Além de ampliar o alcance do Programa SOS Nascentes, que já recuperou 84 nascentes nos últimos dois anos em propriedades rurais do município, a Fundema está entrando em contato com as instituições parceiras desses programas visando desenvolver em Caçador uma Política para Pagamentos por Serviços Ambientais, para que possa auxiliar os agricultores Caçadorenses que já estão fazendo a parte deles com a preservação e a proteção da natureza, destaca o presidente da Fundema, Luiz Gustavo Pavelski.
“