Secretaria de Educação
O curso presencial qualifica professores das redes públicas da Educação Básica que lecionam em turmas do 1o ao 3o ano do Ensino Fundamental. Com duração de 120 horas por ano, a metodologia propõe estudos e atividades práticas. Os encontros são conduzidos por orientadores de estudos, que são professores das redes públicas a que os alfabetizadores estão vinculados.
Na primeira etapa do Pacto, de 2013 a 2014, os professores receberam formação em Letramento, e na segunda, de 2014 a 2015, em Matemática. O terceiro ciclo, de 2015 a 2016, vai abordar as demais áreas do conhecimento de forma integrada, com o objetivo de promover a educação integral das crianças. O Pnaic, assim como nos anos de 2013 e 2014, busca promover o ensino-aprendizagem de forma efetiva nas escolas alcançando todas as crianças em fase de alfabetização. O secretário municipal de Educação, Paulo Roberto Gonçalves, acredita que os investimentos na formação de professores reflete na melhoria da qualidade do ensino e no Índice da Educação Básica (Ideb).
O prefeito Beto Comazzetto ressalta que o objetivo de todos os educadores é sempre trabalhar para que todas as crianças sejam alfabetizadas. Para isso é preciso oferecer as ferramentas necessárias, ofertando cursos e capacitando nossos professores. O Pnaic é um instrumento que deve ser levado a risca para que possamos estar um passo a frente no desenvolvimento da educação em nosso município.
“