Alunos do Castelhano comem hortaliças produzidas na própria escola

As hortaliças são um alimento permanente nas merendas das escolas de Caçador. E para os alunos da escola Municipal Castelhano este alimento tem um sabor ainda mais especial por serem cultivados na horta da escola e, também, por participarem do cultivo das ervas.   

A “Horta na Escola” é uma iniciativa do acadêmico de Agronomia da UNIARP, Miguel Rambo. O projeto está em desenvolvimento desde 2015. “Em 2017 iniciei o projeto de captação de água da chuva para irrigação da horta escolar. O objetivo é aumentar a produtividade da horta de forma sustentável”, relata o acadêmico.

Além da horta com irrigação sustentável, Miguel implantou o projeto Lixo Zero. Todos os resíduos da escola são reaproveitados de modo sustentável. O lixo orgânico é usado como adubo e o lixo reciclável é separado, reutilizado ou comercializado.  

Miguel é voluntário da escola e cuida inclusive de toda a parte da jardinagem. Seus dois filhos estudam na escola Castelhano e ele vê o trabalho como uma forma de retribuição. 

“É importante esse envolvimento. Como pai, quero a melhor educação para meus filhos e em troca, ajudo a escola”, salienta.   A secretária da Educação, Josete Estrowispy, destacou a importância do projeto e parabenizou o acadêmico e a Universidade pela oportunidade de auxiliar a escola.   

“É uma grande oportunidade para estes alunos, para a escola receber este projeto voluntário. Com certeza, não estamos só plantando hortaliças, mas conhecimento e sabedoria em nossas crianças. É uma parceria que deu certo e agradecemos todos os envolvidos por isso. Quem sabe, em breve, outras escolas possam receber projetos como estes”, concluiu.